Adobe adquire Macromedia

Márcio d'Ávila, 22 de abril de 2005.
Categoria: Multimídia

Em 18 de abril de 2005, a Adobe adquiriu a Macromedia, em uma transação de 3,4 bilhões de dólares em ações. A aquisição ocorre em um momento de sucesso e evidência para ambas as empresas e com grandes oportunidades à frente. É sem dúvida uma união de gigantes, cada qual com grandes estrelas em seus universos de tecnologias e produtos.

Acrobat PDF da Adobe e Flash da Macromedia são, sem dúvida, duas das mais populares, abrangentes e bem sucedidas tecnologias de autoria e colaboração de mídia digital na web e fora dela, firmando-se como padrões de facto e multi-plataforma dominantes no mercado. Ambas as tecnologias se prestam a integração e apresentação de mídia digital. Enquanto PDF foca principalmente texto e imagens em documentos digitais com layout preciso, Flash tem foco mais forte nas mídias ricas como animação, áudio e vídeo. São portanto tecnologias que têm muito para se complementar.

Adobe tem o Photoshop, produto que é sinônimo de editor profissional de imagens no mundo gráfico. Macromedia entra com Dreamweaver, unanimidade quando o assunto é edição e publicação de páginas web. Além disso, o Fireworks da Macromedia é o único produto capaz de rivalizar o Photoshop em processamento de imagens para Internet, enquanto o GoLive da Adobe aparenta ser o único concorrente com condições de se aproximar do Dreamweaver para a web. São todos produtos amadurecidos e que oferecem alta produtividade com recursos abrangentes e sofisticados.

Em nichos de mercado mais específicos envolvendo mídia digital, estas empresas ainda trazem grandes destaques. Na produção de vídeo digital, o Adobe Premiere é um clássico, tanto quanto o Macromedia Diretor tem um domínio no campo da multimídia interativa.

Mesmo sem esgotar a lista de elementos envolvidos, já é razoável supor que as áreas de comunicação e tecnologia da informação digital experimentem à frente os impactos e reflexos de tamanha união de forças. Veremos quais produtos e tecnologias serão integrados, fundidos, mantidos ou descontinuados. Resta esperar que isto se reverta em ampliar fronteiras e potencializar positivamente estes mercados com a nova e onipresente Adobe Systems Incorporated.

Referências


Firefox - A web de volta
Creative Commons License

© 2003-2020, Márcio d'Ávila, mhavila.com.br, direitos reservados. O texto e código-fonte apresentados podem ser referenciados, distribuídos e utilizados, desde que expressamente citada esta fonte e o crédito do(s) autor(es). A informação aqui apresentada, apesar de todo o esforço para garantir sua precisão e correção, é oferecida "como está", sem quaisquer garantias explícitas ou implícitas decorrentes de sua utilização ou suas conseqüências diretas e indiretas.