Tutorial Tomcat - Instalação e Configuração Básica

2.2.1. Instalação Passo-a-Passo do Tomcat 6.0 (ou 5.5) em Windows

Márcio d'Ávila, 16 de dezembro de 2003. Revisão 27, 25 de janeiro de 2008.
Categoria: Programação: Java: Servidor

As estapas e ilustrações a seguir se baseiam na versão 6.0.14. Os passos são idênticos ao do Tomcat 5.5. Versões futuras podem, obviamente, apresentar alterações no processo de instalação.

  1. Inicie o programa instalador. O assistente de instalação será iniciado. No diálogo de Boas-vindas, clique "Next".

    Welcome to the Apache Tomcat Setup Wizard
  2. Estando de acordo com os termos da licença do software, clique "I Agree" para prosseguir. O Tomcat é software aberto, de re-distribuição e uso (comercial ou não) livres e gratuitos.

    Licence Agreement
  3. Na escolha de componentes do software, o padrão é o tipo de instalação "Normal", que inclui, além do núcleo essencial (core) do Tomcat Servlet container, toda a documentação, exemplos de Servlet e JSP e os ícones no Menu Iniciar. Esta seleção é adequada para o uso geral.

    Na verdade, ficam de fora da instalação Normal apenas a ativação automática do Tomcat como serviço e o código-fonte do Tomcat. Este último só será de alguma utilidade se você prentender participar do projeto de desenvolvimento do Tomcat, ou ainda quiser conhecer a fundo os mecanismos de funcionamento e a implementação do Tomcat inspecionando seus fontes, e não apenas utilizá-lo.

    Choose Components (Normal)

    A instalação do Tomcat sempre cria um serviço do Windows (NT ou superior) para o Tomcat. Na opção Normal, porém, o serviço é instalado com ativação manual. Se você preferir que o serviço do Tomcat seja automaticamente ativado sempre que o Windows for iniciado, basta expandir o componente "Tomcat" e selecionar o componente "Service", conforme mostrado a seguir, e o instalador já configurará isto por você. O tipo de instalação mudará para "Custom" (personalizada). De qualquer forma, o tipo de inicialização do serviço do Tomcat pode ser facilmente alterado entre Manual ou Automático a qualquer tempo após a instalação, através da ferramenta administrativa de Serviços do Windows.

    Se você não tem familiaridade com a configuração de serviços do Windows, ou não estiver certo se deseja a inicialização automática do Tomcat como serviço, deixe a instalação como "Normal", inalterada. Para prosseguir, apenas escolha "Next".

    Choose Components (Custom)
  4. A seguir, será confirmado o local de instalação do software. Confirme a pasta principal onde o Tomcat será instalado e clique "Next" para prosseguir.

    Choose Install Location
  5. O diálogo de Configuração permite definir duas opções administrativas do Tomcat: o porto de rede pelo qual o Tomcat atenderá as requisições HTTP, funcionando como um servidor web com o propósito de testes e administração do Tomcat, e o usuário e senha para o acesso à Administração do Tomcat.

    A menos que no computador já exista outro serviço simultâneo utilizando o porto padrão 8080 do Tomcat, é recomendável deixar o porto inalterado. Em especial, tenha muito cuidado se pretender modificar para o porto 80, que é o padrão para o protocolo HTTP e usado pelos servidores web como o Microsoft IIS e o Apache Web Server (httpd). Esta configuração pode ser alterada após a instalação, pelo arquivo de config do Tomcat.

    A senha do usuário administrativo do Tomcat (nome padrão "admin") pode ser deixada em branco, mas é altamente recomendável definir uma senha, uma vez que se trata de um serviço de rede. Em um servidor ou estação, acessível via LAN (rede interna) ou Internet, onde o Tomcat ficar ativo constantemente, é recomendável ainda definir um nome de usuário diferente do padrão, para maior segurança.

    Configuration
  6. O instalador do Tomcat procura detectar uma versão de Java Runtime (JRE) instalada, necessária para seu funcionamento.

    Diferente do Tomcat 5.0 e 4.1, que necessitavam do Java Development Kit (JDK) para compilar páginas JSP, o Tomcat 5.5 em diante já traz embutido e usa o complilador Java Eclipse JDT para compilação de páginas JSP. Isto significa que para rodar o Tomcat 5.5 em diante, basta o Java Runtime Environment (JRE). Como ajuste posterior avançado, o Tomcat pode ainda ser configurado para utilizar um compilador alternativo ao compilar JSPs, como o compilador Java do JDK ou qualquer outro suportado pelo Apache Ant.

    Java Virtual Machine
  7. Completadas as informações solicitadas pelo assistente, clique "Install" e aguarde o término da instalação.

    Installing
  8. Ao término da instalação, o assistente dá a opções de executar o Tomcat pela primeira vez e de visualizar o Leia-Me.

    Completing the Apache Tomcat Setup Wizard

Retornar para o Tutorial do Tomcat.


Creative Commons License

© 2003-2010, Márcio d'Ávila, mhavila.com.br, direitos reservados. O texto e código-fonte apresentados podem ser referenciados, distribuídos e utilizados, desde que expressamente citada esta fonte e o crédito do(s) autor(es). A informação aqui apresentada, apesar de todo o esforço para garantir sua precisão e correção, é oferecida "como está", sem quaisquer garantias explícitas ou implícitas decorrentes de sua utilização ou suas conseqüências diretas e indiretas.