Monte seu Eclipse 3.1.2

Márcio d'Ávila, 31 de outubro de 2005. Revisão 3, 4 de junho de 2006.
Categoria: Programação: Java: Ferramentas: IDE

Atenção: Este texto é sobre uma versão anterior do Eclipse IDE. Por favor leia o artigo atualizado Monte seu Eclipse 3.4 (ou 3.3, ou 3.2).

Apesar do Eclipse ser o IDE mais popular para desenvolvimento Java, os novos usuários em geral encontram uma grande dificuldade para começar a utilizá-lo: o Eclipse é distribuído como um componente principal (o Eclipse SDK) com o ambiente básico, com os recursos fundamentais para desenvolvimento Java padrão, mais diversos componentes adicionais distribuídos na forma de plug-ins. Estes plug-ins estendem a funcionalidade do ambiente e acrescentam suporte a recursos e tecnologias específicos. Diversos plug-ins são desenvolvidos como sub-projetos da Fundação Eclipse em Eclipse.org, mas existe também uma enorme variedade de plug-ins desenvolvidos por terceiros, tanto livres quanto comerciais.

Além da dificuldade de se selecionar, baixar separadamente e integrar um conjunto de plug-ins necessários e mais adequados ao uso desejado para o Eclipse, não há um instalador para os diversos componentes. Esta dificuldade é ainda maior para quem quiser utilizar o Eclipse para o desenvolvimento corporativo JEE.

Existem distribuições alternativas (veja seção ao final) que integram diversos plug-ins visando prover um ambiente de desenvolvimento Java abrangente baseado em Eclipse. Contudo, se você optar por montar seu Eclipse personalizado, plug-in por plug-in, apresentamos aqui uma ampla seleção de componentes da Fundação Eclipse e outros plug-ins livres úteis desenvolvidos por terceiros.

Componentes do Projeto Eclipse

Eis o "kit" de pacotes que recomendo baixar para compor a versão 3.1.2 do Eclipse. A maioria dos pacotes pode ser encontrado em links a partir da página principal Eclipse Downloads ou em Eclipse Downloads by project.

Todos os pacotes do projeto Eclipse incluem uma estrutura de caminhos (paths) iniciando pela pasta principal eclipse\. Assim, os pacotes de plugin e traduções incluem a estrutura eclipse\features\ e eclipse\plugins\. Desta forma, todos os pacotes devem ser descompactados em uma caminho base e, dentro desta, os pacotes criarão a pasta principal eclipse contendo todos os componentes e sub-pastas. O caminho-base escolhido por você será referenciado aqui como ECLIPSE_BASE. No sistema operacional Windows, uma sugestão é usar como base o mesmo caminho usado pela instalação do JDK e JRE da Sun: C:\Arquivos de programas\Java. Assim, você encontrará o programa principal do Eclipse em C:\Arquivos de programas\Java\eclipse\eclipse.exe.

Programa principal:
Plugins básicos:
National Language packs - traduções:

Os kits de tradução, na versão 3.1.x do Eclipse, consistem em dois pacotes ZIP por componente/projeto: translation fragments & feature overlay. Em cada kit, há uma divisão por grupos de idiomas. O Grupo 1 (NLpack1) é o que inclui suporte a Português do Brasil; não é necessário portanto obter os pacotes para outros grupos (pack2 e Bidi).

O WTP 1.0 ainda não tem seu pacote de traduções próprio. Uma alternativa é usar o kit da versão anterior WTP 0.7.1, como indicado aqui, que traduz uma parte da interface atual.

Plugins desenvolvidos por terceiros

Pacotes de plugins desenvolvidos por terceiros não necessariamente seguem a mesma estrutura de diretório base padronizada do Projeto Eclipse. Também a forma de instalação pode variar. Alguns fornecedores utilizam o mecanismo de atualização automática (Update) do Eclipse para a instalação do plugin, outros incluem um instalador (na forma de um JAR executável com um instalador em Java, por exemplo), mas muitos distribuem o plugin como um pacote ZIP que deve ser simplesmente descompactado. O ideal é seguir as orientações do fornecedor do plugin.

Como regra geral, para saber o local correto onde descompactar um pacote de plugin, o ideal é primeiro listar ou visualizar o conteúdo do pacote, com um programa descompactador ZIP de sua preferência, e observar como está organizada a estrutura de diretórios do conteúdo. As três opções mais comuns encontradas são:

  1. Se todo o conteúdo estiver organizado a partir de uma pasta eclise\, ou seja, existirem caminhos iniciados por eclipse\features\nome_do_plugin\... ou eclipse\plugins\nome_do_plugin\..., descompacte o pacote no mesmo caminho-base usado ao descompactar os pacotes do Projeto Eclipse: ECLIPSE_BASE\.
  2. Se o conteúdo não começar pela pasta eclipse\, mas sim diretamente com as pastas features\nome_do_plugin\..., plugins\nome_do_plugin\... etc., descompacte o pacote a partir da pasta eclipse\ dentro do caminho-base de instalação do Eclipse, ou seja, em ECLIPSE_BASE\eclipse\.
  3. Se, por fim, o caminho de diretórios dentro do pacote já começar com o próprio nome do plugin, assuma que os arquivos devam ser descompactados diretamente na pasta ECLIPSE_BASE\eclipse\plugins\.
Plugins gratuitos para tecnologias e ferramentas comuns:
Para quem não usa os editores XML do WTP nem do JBoss IDE:

Eclipse/Plug-ins Update Sites

Catálogos de Plug-ins

Ambientes para Outras Linguagens e Tecnologias

Distribuições alternativas

Por outro lado, a Sun oferece e patrocina o principal ambiente IDE livre concorrente do Eclipse, o NetBeans. Ele inclui um instalador e as versões mais recentes vêm cada vez mais completas para desenvolvimento de aplicações JSE gráficas (Swing) e JEE (web, EJB).


Firefox - A web de volta
Creative Commons License

© 2003-2010, Márcio d'Ávila, mhavila.com.br, direitos reservados. O texto e código-fonte apresentados podem ser referenciados e utilizados, desde que expressamente citada esta fonte e o crédito do(s) autor(es). A informação aqui apresentada, apesar de todo o esforço para garantir sua precisão e correção, é oferecida "como está", sem quaisquer garantias explícitas ou implícitas decorrentes de sua utilização ou suas conseqüências diretas e indiretas.