Gest�o Estrat�gica & Corporativa

Balanced Scorecard (BSC)

Em 1992, Robert S. Kaplan e David Norton introduziram o balanced scorecard (BSC), um conceito para medir as atividades de uma empresa em termos de sua vis�o e de suas estrat�gias. Ele fornece aos gestores uma vis�o abrangente do desempenho dos neg�cios.

Prisma de Desempenho (Performance Prism)

Performance Prism � uma medida de desempenho e ferramenta de gerenciamento. A abordagem do Performance Prism consiste em cinco perspectivas de desempenho inter-relacionadas — representadas como cinco faces de um prisma — que apresentam algumas quest�es fundamentais (A. Neely; C. Adams. 2000):

  1. Satisfa��o dos Stakeholders: Quem s�o os mantenedores chave e o que eles desejam e necessitam?
  2. Estrat�gias: Que estrat�gias devemos efetivar para satisfazer os desejos e necessidades destes mantenedores chave?
  3. Processos: Que processos cr�ticos s�o requeridos para executar estas estrat�gias?
  4. Capacidades: Que capacidades s�o necess�rias para operar, manter e melhorar estes processos?
  5. Contribui��o dos Stakeholders: Que contribui��es dos stakeholders s�o requeridas para manter e desenvolver estas capacidades?

O Prisma de Desempenho foi desenvolvido pelo Centro para Desempenho de Neg�cios, Cranfield School of Management, Universidade de Cranfield, Reino Unido.

Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD)

O Gerenciamento pelas Diretrizes - GPD � um instrumento utilizado para o estabelecimento e implementa��o do plano anual de melhorias de organiza��es. Criado pelo prof. Vicente Falconi Campos, Falconi Consultores de Resultado (ex INDG - Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial), Brasil, o GPD � fundamentado na Gest�o pela Qualidade Total no estilo japon�s.